segunda-feira, 17 de maio de 2010

Comunicado sobre o Programa Aprender com Cultura e Extensão


Procedimentos adotados para a seleção e homologação dos projetos submetidos ao Programa Aprender com Cultura e Extensão


1a. Etapa: Avaliação dos projetos submetidos a assessores ad hoc
Uma Comissão foi constituída, composta por presidentes das Comissões de Cultura e Extensão de diferentes Unidades da USP distribuídos por áreas do conhecimento e presidida pela assessora técnica da Pró-Reitoria, Profa. Dra. Esmeralda Vailati Negrão, a saber:

Área 1 – Engenharia, Matemática, Computação, Química, Física e outros projetos em áreas afins. 
Profa. Dra. Agnieszka Joanna P. Maulle
Prof. Dr. Antonio Vargas de Oliveira Figueira
Prof. Dr. Sérgio Muniz Oliva Filho

Área 2 – Médica, Saúde Publica e Educação Física e demais projetos em áreas afins. 
Prof. Dr. Antonio Walter Ferreira
Profa. Dra. Kátia Rubio
Prof. Dr. Vinícius Pedrazzi

Área 3 – Artes, Literatura, Arquitetura e outros projetos em áreas afins. 
Profa. Dra. Ana Lúcia Duarte Lanna
Prof. Dr. Eduardo Tessari Coutinho
Prof. Dr. Ivã Carlos Lopes

Área 4 – História, Educação, Psicologia e outros projetos em áreas afins.Profa. Dra. Flávia Inês Schilling
Prof. Dr. Pedro Luis Puntoni
Profa. Dra. Yvette Piha Lehman

Área 5 – Direito, Economia, Contabilidade, Administração e afins. 
Prof. Dr. Francisco Satiro de Souza Júnior
Profa. Dra. Marina Mitiyo Yamamoto

Em Reunião, os 766 projetos submetidos foram classificados por áreas. Os representantes de cada área, então, indicaram assessores para cada um dos projetos que, assim, recebeu um parecer de mérito.

2a. Etapa: Reunião da Comissão Gestora do Programa. Todos os projetos receberam um parecer de mérito, contrário ou favorável à homologação. No caso de parecer favorável, o assessor também fazia a sugestão do número adequado de bolsas para a execução do projeto, a partir do número de bolsas solicitado.

Uma vez que o número de bolsas disponíveis era insuficiente para atender o número de solicitações qualificadas, a comissão adotou os seguintes critérios:

1) homologação dos projetos classificados como de 1a. a 6a. prioridade pela Comissão de cada Unidade, pois estes foram considerados projetos de alta prioridade, adequando o número de bolsas concedidas, após análise de cada projeto e de seu respectivo parecer;

2) face ao número de bolsas já alocadas, o que tornou ainda mais insuficiente o número de bolsas disponíveis para os demais projetos, a Comissão considerou que os projetos de grande porte com prioridade mais baixa (a partir da sétima colocação) teriam sua execução inviabilizada se a eles fosse concedida somente uma bolsa. Decidiu-se, então, atender, com uma bolsa, projetos de pequeno porte (que solicitaram até duas bolsas), independentemente de sua classificação, uma vez que projetos de maior porte podem obter auxílio de outras vias de fomento, como por exemplo, o Programa de Fomento às Iniciativas de Cultura e Extensão.

Considerações Finais


1) O Programa de Fomento às Iniciativas de Cultura e Extensão está em fase de reestruturação. Um Grupo de Trabalho foi instituído com a finalidade de propor, ao Conselho de Cultura e Extensão Universitária, normas e diretrizes que definam, com maior clareza, os procedimentos de análise de mérito e de concessão de auxílio aos projetos submetidos a esse programa de fomento. O objetivo é dar transparência a todas as fases por que passam as solicitações submetidas. Assim que definidas, as novas diretrizes serão amplamente divulgadas.

2) Os proponentes de projetos ao Programa Aprender com Cultura e Extensão que não estejam de acordo com o resultado da avaliação e homologação de suas propostas podem, no período de 15/05/2010 a 21/05/2010, entrar com recurso através do sistema Apolo (http://sistemas.usp.br/apolo/).

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