segunda-feira, 10 de outubro de 2011

BRINCANDO COM SAMBA

por Ana Maria Madeira

Outubro vem com samba no pé e uma exposição lúdica na Casa de Dona Yayá.

No Ciclo Samba Paulista – É tradição... e o samba continua jovens artistas apresentam, aos domingo a partir das 11h, seus trabalhos autorais articulados a leituras renovadas e particulares das raízes do samba paulista. Tem curadoria de Marcos Virgílio da Silva, doutor pela FAU USP e pesquisador. Autor do livro São Paulo, 1946-1957: Representações da cidade na música popular, atualmente desenvolve pesquisas sobre a relação entre samba e urbanização na cidade de São Paulo nas décadas de 50 e 60.

Já a exposição traz trabalhos de crianças entre 7 e 12 anos que participaram do programa Brincando com Arte. Na abertura da exposição, dia 13/10, 15h, haverá apresentação do grupo Notas de Ouro D´Achiropita, com o repertório: Primavera, de Vivaldi, Habanera, de Bizet, Jesus, Ave Maria, de Schubert, executada pelo concertista Thomaz Sampaio.

CICLO SAMBA PAULISTA

16/10 | Kiko Dinucci
Kiko Dinucci nasceu em São Paulo em 1977. Como compositor trabalha diretamente com a musicalidade paulista e paulistana influenciado por compositores como Adoniran Barbosa, Paulo Vanzolini, Geraldo Filme, Raul Torres e compositores contemporâneos como Itamar Assumpção, Luiz Tatit, Wandi Doratioto, entre outros. Seu cancioneiro é composto de sambas, lundus, jongos, batuques, fox trots, cumbias, rumbas, boleros, emboladas, jazz, macumbas e modas de viola. Trabalha atualmente com o Bando AfroMacarrônico composto de um repertório de músicas de sua autoria.

23/10 | Bisdré Santos
Violonista, compositor e arranjador, participa da formação de diversos grupos dedicados à divulgação do samba, choro e da música instrumental brasileira, como o conjunto 33 Palitos, 3 por Acaso, Engole o choro! e o quarteto instrumental Borzeguim. Além disso, integra companhias de teatro e desenvolve atividades didáticas voltadas especialmente ao público jovem e carente.

30/10 | Edu Batata
Eduardo Luiz Ferreira nasceu em São Paulo, em 1972. Músico profissional há 8 anos, cavaquinista, apaixonado pelo samba tradicional, traz em suas composições a união do novo e do antigo, uma visão do passado sem esquecer o futuro. Inspira-se no que foi feito para vislumbrar novos caminhos para a música brasileira. Faz parte da Sociedade Independente de Compositores e Autores Musicais (SICAM) e da Cooperativa de Trabalho dos Profissionais de Música de São Paulo.

As apresentações são gratuitas e acontecem aos domingos, a partir das 11h, de 16 a 30/10, no Centro de Preservação Cultural – Casa de Dona Yayá.

BRINCANDO COM ARTE

Os trabalhos apresentados mostram a diversidade do universo cromático das crianças na interpretação de suas experiências cotidianas. Neste ano, as crianças desenvolveram o tema “Viagem à Itália”, em comemoração às ações Momento Itália/Brasil. As imagens refletem a independência criativa e enfatizam as descobertas e os achados plásticos de cada criança. “Imaginação, sensibilidade e liberdade assinalam as atividades, deixando emergir imagens vividas pelas próprias crianças”, enfatiza Elza Ajzenberg, professora responsável pelo programa.

Brincando com Arte é realizado desde 1993, com mais de quinhentas crianças atendidas, e constitui um dos núcleos do Projeto Criatividade, orientado pelo Centro Mario Schenberg de Documentação da Pesquisa em Artes da Escola de Comunicações e Artes da USP. Voltado para o desenvolvimento da capacidade criativa de crianças e jovens, o trabalho procura somar a experiência estética à capacidade de humanizar e educar.

A exposição tem entrada gratuita e fica aberta à visitação de 14/10 a 9/12, de seg. a sex., das 10 às 16h.



Informações
Centro de Preservação Cultural – Casa de Dona Yayá
R. Major Diogo, 353, Bela Vista
(11) 3106-3562 | cpcpublic@usp.br |www.usp.br/cpc

Nenhum comentário:

Postar um comentário