quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Seminário na USP revisa a obra do economista e cientista social Bresser-Pereira

Especialistas de diversas áreas discutem temas capitais da teoria e crítica sobre economia e política no Brasil contemporâneo

Nos dias 5 e 6 de dezembro, a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo e sua Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas realizam o Seminário Bresser-Pereira: Vida e Obra. Na programação (veja abaixo), palestrantes e comentadores de instituições como a USP, Fundação Getúlio Vargas, Unesp, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) comentam a obra deste economista e cientista político que formou gerações de especialistas da área. Intelectual lúcido e criativo tem pautado o debate político contemporâneo, quer por meio do seu trabalho de reflexão, quer por via de sua atuação pública.

Os debates destacam os seguintes aspectos da obra de Bresser-Pereira: Pactos políticos e interpretação do Brasil; Democracia e revolução capitalista: teoria e Brasil; Crítica da teoria neoclássica e método; Teoria da inflação inercial; Capitalismo e a classe profissional; Macroeconomia estruturalista do desenvolvimento; Estado, nação e autonomia da política; e Reforma gerencial do Estado.

Luiz Carlos Bresser-Pereira é professor emérito da Fundação Getúlio Vargas onde ensina economia, teoria política e teoria social. É presidente do Centro de Economia Política e editor da Revista de Economia Política desde 1981. Escreve coluna quinzenal da Folha de S. Paulo. Em 2010 recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Buenos Aires. Foi Ministro da Fazenda, da Administração Federal e Reforma do Estado, e da Ciência e Tecnologia. Na USP, formou-se em direito e é doutor e livre docente em Economia.

Como cientista social tem se dedicado a refletir sobre a dinâmica da modernização brasileira, no prisma de uma leitura crítica da teoria neoclássica, tomando partido das concepções estruturalistas e desenvolvimentistas. Como professor de economia identifica-se com a perspectiva de uma sociologia econômica do político, lançando luzes sobre temas fundamentais da constituição integrada da modernidade no Brasil. Nesse contexto, revisitou e problematizou um conjunto de questões da mais alta relevância, cujo inventário sucinto pode ser apreendido na análise da tradição intelectual brasileira e as correlatas teorias sobre a nossa formação; crítica da teoria e do método, a partir de uma reflexão sobre a experiência interna a seu país; interpretação do Estado e de seus dilemas no processo de construção da nação; exame da burocracia pública, com o objetivo de pavimentar os caminhos para a atuação de um corpo profissional sincronizado com as políticas desenvolvimentistas e reformistas. Como se vê, poucos cientistas sociais têm sido tão prolíficos, instigantes e socialmente comprometidos. Formou gerações. Intelectual lúcido e criativo tem pautado o debate político contemporâneo, quer por meio do seu trabalho de reflexão, quer por via de sua atuação pública.

Nas palavras da professora Maria Arminda do Nascimento Arruda, pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP, “Bresser-Pereira produziu uma obra de magnitude incomum. Ao mesmo tempo densa e variada. Como cientista social tem se dedicado, com versatilidade rara, a refletir sobre a dinâmica da modernização brasileira, no prisma de uma leitura crítica da teoria neoclássica, tomando partido das concepções estruturalistas e desenvolvimentistas. O professor de economia identifica-se, na verdade e, sobretudo, com a perspectiva de uma sociologia econômica do político, lançando luzes sobre temas fundamentais da constituição integrada da modernidade no Brasil.”

As palestras acontecem na sala 14 do prédio de Ciências Sociais e Filosofia da FFLCH, das 9h às 19h no dia 5, e das 9h30 às 17h30 no dia 6. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local do evento.

SERVIÇO:
Evento: Seminário Bresser-Pereira: Vida e Obra
Local: Sala 14 do Prédio de Ciências Sociais e Filosofia – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP
Endereço: Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária – São Paulo
Data: 5 e 6 de dezembro de 2011
Horário: 9h às 19h (5/12) e 9h30 às 17h30 (6/12)
Inscrições: podem ser feitas no início do evento e são gratuitas
Informações: (11) 3091-3511 | proacult@usp.br



PROGRAMAÇÃO:

segunda-feira | 5/12/2011

link para transmissão on-line

8h30 às 8h50 | Café de Recepção


9h às 10h | Solenidade de Abertura
João Grandino Rodas - Reitor
Hélio Nogueira da Cruz - Vice-Reitor
Maria Arminda do Nascimento Arruda - Pró-Reitora de Cultura e Extensão Universitária
Luiz Carlos Bresser-Pereira - Homenageado

10h às 10h20 | Café

10h20 às 11h50 | Pactos políticos e interpretação do Brasil
Palestrantes: Brasílio Sallum (USP) e Norma Cortes (UFRJ)
Comentadores: Alzira Alves Abreu (FGV)

Almoço

14h às 15h30 | Democracia e revolução capitalista: teoria e Brasil
Palestrantes: André Singer (USP), Fernando Abrucio (FGV) e Vera Cepeda (UFSCar)
Comentador: a confirmar

15h30 às 16h | Café

16h às 17h30 | Crítica da teoria neoclássica e método
Palestrantes: Eleutério Prado (USP) e Ramón Garcia Fernandez (FGV)
Comentador: José Marcio Rego (FGV)

17h30 às 19h | Teoria da inflação inercial
Palestrantes: Marco Flavio da Cunha Resende (UFMG) e André Modenesi
Comentadores: a confirmar




terça-feira | 6.12.2011
link para transmissão on-line

9h30 às 11h | Capitalismo e a classe profissional
Palestrantes: Gabriel Cohn (USP) e Ana Cristina Braga Martes (FGV)
Comentador: Maria Hermínia Tavares (USP)

11h às 12h30 | Macroeconomia estruturalista do desenvolvimento
Palestrantes: Ricardo Bielschowsky (UFRJ) E Luiz Fernando de Paula (UERJ)
Comentador: Yoshiaki Nakano (FGV)

Almoço

14h às 15h30 | Estado, nação e autonomia da política
Palestrantes: Cícero Araújo (USP), Bernardo Ricupero (USP) e Milton Lahuerta (UNESP)
Comentador: Sérgio Cardoso (USP)

15h30 às 16h | Café

16h às 17h30 | Reforma gerencial do Estado
Palestrantes: Regina Pacheco (FGV), Evelyn Levy (Consultora especialista em Gestão Pública) e Oscar Oszlak
Comentador: Claudia Costim (SMERJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário