quarta-feira, 13 de junho de 2012

Lançamento dos Programas Especiais e Editais 2012




Em cerimônia realizada no dia 12 de junho, na sala do Conselho Universitário, foram lançados os Programas Especiais e Editais 2012 da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão. A abertura do evento contou com discurso entusiasmado do reitor da universidade, João Grandino Rodas, o qual lembrou que a iniciativa retoma uma das ideias iniciais da criação da Universidade de São Paulo, de ter as humanidades no centro da vida acadêmica.

Este conjunto de projetos de apoio à preservação do patrimônio cultural e difusão cultural e científica forma a maior iniciativa institucional de incentivo à cultura já realizado pela Universidade de São Paulo, ao qual foram destinados 19 milhões em verba. Deste total, 13 milhões foram distribuídos em linhas de financiamento para três editais distintos, sendo estes, 7 milhões para Preservação de Acervos e Patrimônio cultural da USP, 1 milhão para Memória USP e 5 milhões para Intercâmbio de Atividades de Cultura e Extensão.


Reitor da Universidade de São Paulo João Grandino Rodas em seu discurso

Além dos editais, o restante equivalente a 6 milhões será destinado à Tenda Cultural Ortega y Gasset, espaço pensado analogamente à reconhecida Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), para receber, em São Paulo, eventos culturais da comunidade universitária, como exposições, apresentações artísticas e uma vasta agenda de debates mensais com personalidades renomadas nacional e internacionalmente em diversas áreas do conhecimento. 

Conjuntamente, foi lançado o prêmio Ortega y Gasset em Ciências Humanas, dando reconhecimento para obras inéditas sobre temas como reflexão filosófica, cultural, artística e política do Brasil. O projeto conta ainda com o apoio do Banco Santander, o qual destinou 400 mil à causa.

“Esta é primeira vez que a universidade aloca recursos de tal dimensão para programas institucionais de cultura e extensão”, declarou a pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, Maria Arminda do Nascimento Arruda, acrescentando: “é um grande passo em direção à consolidação de nossa memória cultural e científica, que beneficiará toda a sociedade”.


Maria Arminda do Nascimento Arruda, Pró-Reitora de Cultura e Extensão Universitária

Para a apresentação dos editais foi apresentado um vídeo institucional de 20 minutos, com entrevistas com os diretores dos museus da universidade e os principais especialistas em arquivística, conservação de acervos, restauro e patrimônio cultural. Em breve o vídeo estará a disposição on-line na página eletrônica da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão. 

Sobre as Modalidades
O edital de Preservação de Acervos e Patrimônio Cultural na USP destina-se a acervos arquivísticos, bibliográficos e museológicos pertencentes à USP ou que estejam sob sua guarda e abrange as seguintes modalidades de projetos: documentação, higienização e acondicionamento, restauração, gerenciamento ambiental, instalação de sistemas de segurança, infraestrutura, comunicação museológica e difusão. 

O edital Memória USP tem por finalidade apoiar projetos que envolvam documentação, exposições, meios impressos, audiovisuais e novas mídias.

Ecléa Bosi, professora do Instituto de Psicologia da USP, destaca a importância das pessoas para a preservação da memória de uma instituição

Em ambos os casos, os projetos poderão ser apresentados por professores, funcionários e alunos de graduação ou pós-graduação vinculados a unidades de ensino e pesquisa, museus, institutos especializados e demais órgãos da Universidade de São Paulo, inclusive as entidades de representação estudantil. Nos projetos cujos proponentes sejam estudantes é necessário haver a supervisão de um docente da universidade, que se responsabilizará pela aplicação dos recursos financeiros. 

Já o edital de Intercâmbio de Atividades de Cultura e Extensão visa apoiar e estimular a formação de agentes culturais, formalizar convênios entre instituições de ensino nacionais e internacionais para o intercâmbio de artistas e grupos com atuação cultural e/ou extensão universitária. Tem por objetivo, basicamente, projetos que envolvam exposições, artes performativas, música, audiovisual, linguagens híbridas e outras propostas temáticas. Neste caso, o responsável pelo projeto deve necessariamente ser professor da USP ou, no caso da Escola de Arte Dramática, orientador de arte dramática. 

Quanto ao Prêmio Ortega y Gasset em Ciências Humanas, este destina-se apenas a estudantes de pós-graduação (mestrado e doutorado) e professores da USP. 

Os editais podem ser conferidos na íntegra acessando o site da Pró-Reitoria de cultura e extensão. As inscrições são realizadas do dia 13 de junho a 10 de agosto. Os resultados serão divulgados até 1º de outubro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário