por João Spinelli, curador da Homenagem ao Centenário de Wolfgang Pfeiffer
Em 2012 um dos mais
destacados museólogos e historiador de arte da segunda metade do século XX,
Wolfgang Pfeiffer faria 100 anos. Nasceu
na Alemanha em 11 de novembro de 1912 e, depois de concluir estudos nas áreas
de museologia, preservação de bens culturais e do seu doutorado em história da
arte na Universidade de Munique se transferiu para o Brasil em 1948. Em
seguida, a convite de Pietro Maria Bardi o primeiro a reconhecer seus méritos e
sua qualificação na área de museologia, atuou como assistente de direção no
Museu de Arte de São Paulo (MASP).
Além do MASP continuou
suas atividades museológicas de forma decisiva nos principais museus da cidade
de São Paulo: Museu de Arte Moderna (MAM), Museu de Arte Contemporânea da USP
(MAC-USP), Museu de Arte Brasileira (MAB) da FAAP e, como professor na
Universidade de São Paulo onde, além da docência, orientou pesquisadores e
artistas. Regina Silveira foi uma das orientandas de Pfeiffer.
Outro momento importante
em sua carreira foi a sua participação efetiva no Museu de Arte Moderna de São
Paulo. Como Diretor Técnico participou ativamente das primeiras Bienais de São
Paulo e se correspondeu com importantes artistas como Oskar Kokoschka, Max Bill
e, entre outros, Walter Gropius. Pfeiffer, inclusive, foi um dos principais
divulgadores no Brasil dos projetos de Gropius e dos ideais da Escola Bauhaus.
Foi ele também que em 1953
idealizou o Curso para Monitores junto à Bienal. Participaram deste primeiro
curso de monitoria, jovens artistas e futuros historiadores e críticos de arte
como Judith Lauand, Aracy Amaral, Ilza Kawall e Aparício Basílio da Silva.
De 1978 a 1982 foi diretor
do MAC-USP onde ampliou o espaço expositivo do MAC Ibirapuera em 1.200 m2
e o acervo em mais de 300 obras dos principais artistas brasileiros, entre
outros Alfredo Volpi e Mira Schendel.
O historiador, professor,
museólogo e crítico de arte Wolfgang Pfeiffer é uma das personalidades mais
importantes para a arte brasileira da segunda metade do século XX.
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