terça-feira, 12 de março de 2013

Pesquisador francês realiza palestra sobre células-tronco na USP


Durante a visita a São Paulo, Marc Peschanski também irá lançar um programa de pesquisa franco-brasileiro sobre células-tronco e doenças raras

O Centro Universitário Maria Antonia recebe na próxima sexta-feira, dia 15 de março, às 20h, o biólogo e neurofisiologista francês Marc Peschanski, especialista em doenças neurodegenerativas e diretor científico do Instituto das Células-tronco para o Tratamento e o Estudo das Doenças Monogênicas (I-STEM). O evento é promovido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP em parceria com o Consulado Geral da França em São Paulo. A entrada é gratuita e haverá tradução simultânea.

Sob o título “as células-tronco, novas armas terapêuticas contra as doenças genéticas”, Peschanski discutirá a aplicação das células-tronco na “terapia celular”, ou seja, no transplante de células que substituem aquelas que o paciente perde em decorrência de uma doença. O pesquisador também falará sobre uma segunda aplicação das células-troncos, baseada na seleção de doadores para desenvolver modelos celulares de doenças genéticas. A partir desses modelos, remédios podem ser testados para identificar aqueles que impedem os efeitos de uma determinada doença. 

O Instituto das Células-tronco para o Tratamento e o Estudo das Doenças Monogênicas (I-STEM) foi criado em 2005 pela Associação Francesa contra as Miopatias (AFMTéléthon) e pelo Instituto Nacional da Saúde e da Pesquisa Médica (INSERM) com o objetivo de investigar o potencial terapêutico das células-tronco em doenças genéticas raras. O I-STEM conta hoje com 80 pesquisadores, engenheiros e técnicos envolvidos com pesquisas em terapia contra as doenças genéticas.

Serviço:
As células-tronco, novas armas terapêuticas contra as doenças genéticas, com Marc Peschanski
Quando: 15 de março, às 20h
Local: Centro Universitário Maria Antonia – Salão Nobre
Endereço: Rua Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo
Haverá tradução simultânea. A entrada é gratuita. Inscrições pelo e-mail: elisabeth.chouraki@diplomatie.gouv.fr.


Nenhum comentário:

Postar um comentário