quinta-feira, 15 de julho de 2010

IQSC E EESC PARTICIPAM DO PROJETO RONDON 2010

O Projeto Rondon foi criado em 11 de julho de 1967 visando, através da realização de atividades assistenciais em comunidades carentes e isoladas, promover o contato de estudantes universitários voluntários com o interior do país. O nome Rondon foi dado em homenagem ao trabalho do militar e humanista, Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon. Em 1989, o projeto foi extinto para ser relançado em 2005 a pedido da União Nacional dos Estudantes.

Atualmente o Projeto Rondon é uma ação do governo federal, coordenada pelo Ministério da Defesa, com apoio das Forças Armadas.  Tem por missão "viabilizar a participação do estudante universitário nos processos de desenvolvimento local sustentável e de fortalecimento da cidadania, atuando diretamente na capacitação de agentes multiplicadores existentes nos municípios carentes", segundo a proposta do projeto. 

Dentre os projetos selecionados para a operação Catirina (julho/2010), está o que foi proposto em conjunto pelo Instituto de Química de São Carlos  e pela Escola de Engenharia de São Carlos USP para atuar na cidade de Igarapé do Meio, no estado do Maranhão, onde a equipe composta por duas professoras universitárias e oito alunos permanece de 9 a 26 de julho, realizando atividades com a população local. O município tem uma área de unidade territorial de 392.847 km2 e possui pouco mais de 12 mil habitantes. O diagnóstico local, o diálogo com servidores municipais e moradores e o incentivo à reflexão são atividades que serão desenvolvidas buscando auxiliar na resolução de problemas ambientais, sociais e econômicos locais, de forma que o conhecimento passado para a população seja absorvido e incorporado à cultura e atividades locais.
 
Os participantes do projeto são: Profa. Dra. Maria Teresa do Prado Gambardella e Profa. Dra. Ana Maria de Guzzi Plepis, ambas do Instituto de Química de São Carlos, os alunos: Fernando Lindo Silva, Mayra Stival Navarro, Gabriela Bueno Denari e Mariana Mitie Yamamoto, do Instituto de Química de São Carlos e os alunos: Stevan Rodrigues Manzan, Tiago Tadeu de Moraes, Eduardo Blanco e Julio Augusto Druzina Massignan, da Escola de Engenharia de São Carlos. 

fonte: USP-IQSC, Eventos

Nenhum comentário:

Postar um comentário