quarta-feira, 5 de outubro de 2011

CORAL USP APRESENTA REPERTÓRIO VARIADO ENVOLVENDO MÚSICA SACRA, ERUDITA E POPULAR

por Boischio Comunicação

Órgão ligado à Pró-reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo, o CoralUSP realizará apresentações em vários pontos da capital paulista até o dia 30 de  outubro. O repertório traz músicas sacras e eruditas que contrastam com estilos mais populares, permitindo ao espectador-ouvinte apreciar os novos conceitos do canto coral expostos pelo grupo. As apresentações são gratuitas e abertas ao público em geral, com destaque para as influências da cultura afro e a obra que homenageia os compositores e arranjadores paulistas. Confira a programação:

08 de outubro, sábado, às 20h
FAU Maranhão/USP (Rua Maranhão, 88 – Higienópolis) “Compositores e Arranjadores Paulistas”. O projeto abordará a música coral paulista através de um repertório amplo, envolvendo música erudita e popular. A forte tradição coral do estado de São Paulo será explorada através da execução de peças do repertório denominado "erudito", em compositores como Gilberto Mendes, Almeida Prado e Camargo Guarnieri, assim como de arranjos corais de música popular. Regência: Marcia Hentschel

08 de Outubro, sábado, às 20h
Teatro Municipal de São Carlos (Rua 7 de Setembro, 1735 – Centro) "Vertentes da Música Sacra” Grupo Jupará. Com peças de diferentes estilos e períodos históricos, destacado Pater Noster de Franz Liszt (homenagem aos 200 anos de nascimento do compositor), Qui tollis, da Missa em si menor de Johann S. Bach e Cantate Domino, de Claudio Monteverdi. Regência: Alberto Cunha.

09 de Outubro, domingo, às 17h
Igreja da Paz (Rua Verbo Divino, 392 – Granja Julieta) "Vertentes da Música Sacra”, Grupo Jupará. Com peças de diferentes estilos e períodos históricos, destacado Pater Noster de Franz Liszt (homenagem aos 200 anos de nascimento do compositor), Qui tollis, da Missa em si menor de Johann S. Bach e Cantate Domino, de Claudio Monteverdi. Regência: Alberto Cunha.

16 de Outubro, domingo, às 20h30
Paróquia São Judas Tadeu (Av. Jabaquara, 2682 – Jabaquara) “Samba no coro”. O projeto Samba no Coro apresenta um repertório de sambas de vários estilos (afro-samba, samba de breque, partido alto, bossa-nova, choro, etc.) com arranjos para coro misto a 4 vozes ( à capela ou com acompanhamento instrumental).  Peças de destaque: Isaura,  de Herivelto Martins, Berimbau, Vinícius de Morais & Baden Powell; Eu sei que vou te amar, Vinícius de Morais; Tourdion, anônimo - séc. XVI. Regência André Juarez

17 de Outubro, segunda-feira, às 20h30
Teatro João Caetano (Rua Borges Lagoa, 650 – Vila Clementino) “Nega Música - O Ganzá Chacoalha As Vozes Do Brasil”, grupo Estação Ciência. Peças de destaque: Conto de Areia, de Romildo Bastos e Toninho Nascimento, YáYá Massemba, de Roberto Mendes e Capinam; Ganga – Zumbi de Sérgio Santos e Paulo César Pinheiro; Ijexá A Oxum de domínio público. Regência: Mauro Aulicino.

22 de Outubro, sábado, às 20h15
11º Encontro de Corais Igreja Presbiteriana Cambuci (Av. Lacerda Franco, 646 – Cambuci). "Vertentes da Música Sacra”, grupo Jupará. Com peças de diferentes estilos e períodos históricos, destacado Pater Noster de Franz Liszt (homenagem aos 200 anos de nascimento do compositor), Qui tollis, da Missa em si menor de Johann S. Bach e Cantate Domino, de Claudio Monteverdi. Regência: Alberto Cunha.

23 de Outubro, domingo, às 11h
MASP, Grande Auditório (Av. Paulista, 1578 – Metrô Masp-Trianon). "Vertentes da Música Sacra”, grupo Jupará. Com peças de diferentes estilos e períodos históricos, destacado Pater Noster de Franz Liszt (homenagem aos 200 anos de nascimento do compositor), Qui tollis, da Missa em si menor de Johann S. Bach e Cantate Domino, de Claudio Monteverdi. E "Música Ibérica” – Um panorama da produção musical de Portugal e Espanha, com obras renascentistas e folclóricas. Destaque para os 3 Epitáfios de Rodolfo Halffter e a peça anônima para dois coros Pois sois mãe da flor do campo. Regência Alberto Cunha.

30 de Outubro, dom, às 11h20.
Mosteiro de São Bento (Largo São Bento, s/n – Centro). “Samba no coro”. O projeto Samba no Coro apresenta um repertório de sambas de vários estilos (afro-samba, samba de breque, partido alto, bossa-nova, choro etc) com arranjos para coro misto a 4 vozes ( à capela ou com acompanhamento instrumental). Peças de destaque: Isaura,  de Herivelto Martins, Berimbau, Vinícius de Morais & Baden Powell; Eu sei que vou te amar, Vinícius de Morais; Tourdion, anônimo - séc. XVI. Regência André Juarez.

O CoralUSP engloba um contingente de aproximadamente 650 coralistas divididos em 12 grupos e 4 oficinas de canto coral, com uma trajetória que inclui quatro turnês pelo exterior – EUA, Europa, África e Argentina –, cinco premiações da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) como Melhor Coral do Estado de São Paulo, além de participações e apresentações em festivais, teatros, igrejas, parques, universidades, colégios e programas de rádio e TV. Aclamado pelo público e a crítica especializada, desenvolveu, ao longo de sua existência, um estilo próprio sintonizado com sua época, em que as linguagens do erudito e do popular convergem e apontam um novo caminho para a música coral brasileira.

PRCEU - A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária destaca-se por sua atuação abrangente no âmbito da USP. Sob coordenação da Professora Maria Arminda do Nascimento Arruda, o PRCEU se propõe a complementar as ações de ensino e pesquisa desenvolvidas na Universidade, atuando como um canal aberto de interlocução com a sociedade, por meio de atividades específicas e independentes que estimulam o universitário a ampliar suas visões e opiniões durante o processo de formação.

Boischio Comunicação
Rua Augusta 2676 conj. 193 - Jardim Paulista
CEP. 01412-100 - São Paulo
Pabx: (55 11) 3064-2195
Celular: (55 11) 9204-0688
Nextel: ID 84*3348
MSN:
boischio@hotmail.com
Skype: adriana.boischio
www.boischio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário