terça-feira, 9 de abril de 2013

Giro Cultural USP abre inscrições para passeios na Cidade Universitária



O programa Giro Cultural USP, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, está com inscrições abertas para passeios na Cidade Universitária. Os “giros” acontecem regularmente com escolas e grupos agendados, e, agora em abril, duas turmas serão abertas ao público interessado. Serão oferecidos dois roteiros: o Acervo Cultural, que acontece no dia 23/4, às 14h, e o Acervo Científico, que será realizado no dia 25/04, também às 14h. O passeio é uma oportunidade para conhecer os acervos e museus da Cidade Universitária da USP. Os interessados devem se inscrever, gratuitamente, pelo e-mail girocultural@usp.br. As vagas são limitadas.

O Acervo Cultural apresenta os espaços de cultura do campus e um pouco da vasta produção da USP nessa área, que inclui exposições, corais, cinema, grupos teatrais, orquestras e baterias universitárias. Durante o percurso, os monitores destacam ainda algumas das esculturas que hoje são encontradas no campus, como a Torre do Relógio, as esculturas da artista Tomie Ohtake, o monumento em homenagem a Ramos de Azevedo – mais conhecido como estátua do cavalo – e o monumento em homenagem a Armando Sales de Oliveira, localizado na Portaria 1. O roteiro tem pontos de parada no Museu de Arqueologia e Etnologia, no Instituto de Estudos Brasileiros, no Museu de Arte Contemporânea e no Paço das Artes, este último ligado à Secretaria de Estado da Cultura.

O Acervo Científico apresenta um pouco da pesquisa científica da USP, que hoje é responsável por quase 30% da produção brasileira na área. Os participantes são apresentados a projetos de pesquisa nos quais a Universidade está envolvida, como o Projeto Genoma e o Tanque de Provas Numérico. O roteiro tem pontos de parada no Museu de Anatomia Humana, no Museu Oceanográfico, no Museu de Anatomia Veterinária e no Show da Física.

O passeio é todo realizado em ônibus, cedido pela Prefeitura do Campus USP da Capital, com saída e chegada no Centro de Informações da USP. Uma equipe de monitores, formada por alunos da Universidade, acompanham todo o percurso.

Serviço:

Giro Cultural USP
Data:   23 de abril, terça-feira, das 14 às 15h30 (acervo cultural)
           25 de abril, quinta-feira, das 14 às 15h30 (acervo científico)
Inscrição: gratuita pelo e-mail girocultural@usp.br
Informações: (11) 3091-1190 | www.prceu.usp.br/programas/girocultural
Número de vagas: 35
Classificação indicativa: a partir de 11 anos. Menores de 14 anos deverão estar acompanhados de uma pessoa maior de idade responsável.
Local de saída e chegada do ônibus: Centro de Informações da USP, localizado na Praça Reinaldo Porchat, 110, próximo a Portaria 1.
O roteiro não é acessível a pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário