segunda-feira, 24 de junho de 2013

12ª FEPUSP em Piracicaba atrai quase 10 mil estudantes do interior


por Diego Macedo de Oliveira, 24/06/2013

No início de junho, Piracicaba se tornou atração para estudantes de todo o interior interessados em ingressar em uma universidade pública. Nos dias 4, 5 e 6 de junho, a cidade sediou a 12ª FEPUSP (Feira de Profissões da USP) dos campi do interior, organizada pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, pelo Serviço de Cultura e Extensão Universitária (SVCEx) da ESALQ-USP (Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz") e pelas unidades participantes. Ao todo, 9.397 mil alunos do ensino médio das redes pública e privada conferiram os mais de 70 cursos oferecidos pela USP no interior do Estado, obtendo informações valiosas para a escolha de sua profissão.
A FEPUSP é um evento itinerante, organizado a cada ano por um dos campi do interior (Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos) e é parte do Programa "USP e as Profissões" da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP. O caráter itinerante propicia aos estudantes visitantes um conhecimento geral sobre a infra-estrutura oferecida nas unidades da USP no interior do Estado, além de dar a oportunidade aos alunos de conhecer o campus que está sediando o evento.
Na cerimônia de abertura no dia 4, que contou com a apresentação do Grupo Coral da ESALQ, a Pró-Reitora de Cultura e Extensão, Maria Arminda do Nascimento Arruda, ressaltou o caráter de aproximação da Universidade com os futuros ingressantes. “Trata-se de um momento privilegiado de abertura da Universidade para as novas gerações. É uma oportunidade para nos mostrarmos aos nossos futuros alunos, que serão os futuros dirigentes da própria USP”, afirmou a Pró-Reitora.
Para o professor Wilson Roberto Soares Mattos, presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária da ESALQ, um evento como a FEPUSP tem o potencial de reduzir a falta de conhecimento generalizada em relação ao ingresso na USP. “Por incrível que possa parecer, muitos alunos e professores ligam pra gente perguntando o valor da mensalidade da ESALQ”, diz o professor. Segundo Wilson, “esse tipo de feira é muito importante para diminuir o desconhecimento do próprio contribuinte, que nos paga o salário”.

Tirando dúvidas
Durante os três dias da FEPUSP em Piracicaba, passaram pelos estandes 68 escolas da rede pública e 113 da rede privada, além de estudantes que visitaram a feira individualmente, com as mais variadas dúvidas. Da forma de ingresso na USP ao mercado de trabalho, os alunos conversaram com professores, monitores (alunos de graduação e pós-graduação) e funcionários, que esclareceram dúvidas também sobre a formação acadêmica, os conteúdos programáticos e as especializações dos cursos da Universidade.
Segundo Gilma Lucazechi Sturion, professora do curso de Ciência dos Alimentos, a feira também fomenta o interesse e esclarece dúvidas sobre cursos menos conhecidos. “A gente via que eles iam primeiro ver os cursos de Engenharia e depois vinham ver o nosso também”, diz Gilma. Além disso, a FEPUSP é importante para reduzir um fator advindo do desconhecimento: a evasão. Para o professor Wilson, ela “ajuda o ingressante a formar na cabeça o que realmente deseja, evitando que ele venha a abandonar o curso na metade”.
A Feira de Profissões da USP dos campi do interior aconteceu pela terceira vez em Piracicaba e tem data prevista para acontecer de novo na cidade em 2018, segundo a organização. Já na capital a Feira acontece nos dias 8, 9 e 10 de agosto, com inscrições abertas no site http://prceu.usp.br/uspprofissoes/. A FEPUSP se constitui assim em um instrumento importantíssimo e necessário tanto para quem entra na Universidade, quanto para quem permanece, sendo uma porta de entrada apropriada para quem está iniciando a vida acadêmica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário