quarta-feira, 29 de maio de 2013

Giro Cultural USP completa um ano com passeios abertos ao público


O programa Giro Cultural USP, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, completa um ano neste mês de junho e, para comemorar, está organizando passeios abertos ao público. Serão oferecidos os três roteiros do programa que acontecem na Cidade Universitária: Vista Panorâmica, Acervo Cultural e Acervo Científico. As vagas são limitadas e, para participar, basta enviar um e-mail para girocultural@usp.br.

Durante este último ano, o Giro Cultural USP operou principalmente por meio de agendamentos de grupos e em eventos especiais, como a Feira de Profissões e as semanas de recepção aos calouros. Atendeu cerca de duas mil pessoas, entre alunos, professores e funcionários da USP, alunos de intercâmbio, visitantes estrangeiros, professores e alunos de ensino médio. 

Atualmente, o Giro Cultural USP conta com quatro roteiros, gratuitos, dos quais três acontecem na Cidade Universitária. O roteiro Vista Panorâmica percorre toda a extensão do campus Armando de Salles Oliveira. Nesse passeio, os visitantes podem conhecer a história da USP e da criação do campus, além de receber informações sobre cada uma das escolas, faculdades, institutos e museus ali localizados, bem como sobre o seu patrimônio cultural.

O Acervo Cultural apresenta os espaços de cultura do campus e um pouco da vasta produção da USP nessa área, que inclui exposições, corais, cinema, grupos teatrais, orquestras e baterias universitárias. Durante o percurso, os monitores destacam ainda a Torre do Relógio, as esculturas da artista Tomie Ohtake, o monumento em homenagem a Ramos de Azevedo – mais conhecido como praça do cavalo – e o monumento em homenagem a Armando de Salles Oliveira, localizado na Portaria 1. O roteiro tem pontos de parada no Museu de Arqueologia e Etnologia, no Museu de Arte Contemporânea e no Paço das Artes, este último ligado à Secretaria de Estado da Cultura.

O Acervo Científico apresenta um pouco da pesquisa científica da USP, que hoje é responsável por quase 30% da produção brasileira na área. Os participantes são apresentados a projetos de pesquisa nos quais a Universidade está envolvida, como o Projeto Genoma e o Tanque de Provas Numérico. O roteiro tem pontos de parada no Museu de Anatomia Humana, no Museu Oceanográfico, no Museu de Anatomia Veterinária e no Show da Física.

O passeio é todo realizado em ônibus, cedido pela Prefeitura do Campus USP da Capital, com saída e chegada no Centro de Informações da USP. Uma equipe de monitores, formada por alunos da Universidade, acompanham todo o percurso.

A USP e a São Paulo Modernista
Outro passeio oferecido pelo Giro Cultural USP é o roteiro “A USP e a São Paulo Modernista”, que destaca a presença da USP em São Paulo e aponta aspectos históricos, culturais e arquitetônicos do Modernismo na cidade. O passeio é gratuito e acontece todos os sábados, das 10h às 14h, com saída e chegada na estação Alto do Ipiranga do Metrô. As inscrições são feiras pelo e-mail girocultural@sinteseeventos.com.br ou pelo telefone (11) 3721-5720.

Serviço:
Giro Cultural USP
Roteiros: inscrições abertas para participar dos roteiros:
            Vista Panorâmica: 8 de junho, sábado, às 10h
            Acervo Científico: dias 4 e 18 de junho, terça-feira, 14h às 16h
            Acervo Cultural: dias 7 e 21 de junho, sexta-feira, 14h às 16h
Inscrição: gratuita pelo e-mail girocultural@usp.br.
O Giro Cultural USP também está disponível para agendamento de grupos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Informações: (11) 3091-1190 | www.prceu.usp.br/programas/girocultural
Número de vagas: 30 por passeio
Local de saída e chegada do ônibus: Centro de Informações da USP, localizado na Praça Reinaldo Porchat, 110, próximo a Portaria 1.

O roteiro não é acessível a pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário