segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Grupos de extensão universitária apresentam seus trabalhos aprovados pelo primeiro ProExt estadual

Na programação do segundo dia do Seminário ProExt Cultura SP: Políticas Públicas de Cultura e Extensão Universitária, uma pequena sala do prédio cinco da Faculdade de Economia e Administração da USP abrigou dois dos “grupos de trabalho” do evento: “Diversidade Cultural” e “Economia da Cultura”. Na reunião alguns trabalhos aprovados pelo primeiro Proext Cultura SP (2009/2010) foram apresentados. Também foram debatidos temas ligados à extensão universitária. Apesar de pequena, a audiência (os seminaristas) era bastante plural. Participaram professores e alunos das mais diversas áreas da Unesp, da Faculdade do ABC e da USP. Após a apresentação de cada participante, membros de dois dos projetos contemplados pelo ProExt falaram sobre seus respectivos trabalho.

O primeiro dos dois trabalhos que puderam ser apresentados, devido ao tempo restrito para exposição, foi o da professora Terezinha Ferrari, do Centro Universitário Fundação Santo André. Retomando o Trem I, projeto do qual é responsável, pretende resgatar aspectos da cultura produzida pela comunidade dos ferroviários de São Paulo e transformá-lo em material didático (com apostila e cd rom) para ser utilizado em escolas públicas. Segundo ela, a comunidade que o projeto atende tem traços culturais muito particulares – como um repertório prório de piadas e até produção de cordeis. A intenção é despertar o interesse da preservação dessa cultura e propor a reinserção do trem como um meio de transporte mais participativo na dinâmica da sociedade brasileira (para conhecer mais o projeto acesse: http://coletivo.freetzi.com/blog/).

Lorraine Souza e Vivian Cardozo, ambas da EACH-USP, falaram sobre Imagem da cidadania: A construção da Memória Social da Comunidade do Itaim Paulista. O projeto, que é um desdobramento de uma outra ação financiada pelo ProExt de 2008, é centrado em oficinas práticas e teóricas de registro de imagens com jovens e adolescentes da região atendida. A ideia é realizar uma troca com a comunidade – estudantes de escolas públicas do Itaim Paulista, com idade a partir de 15 anos –: saber como eles encaram sua realidade e tentar intervir de certo modo, sabendo que a região tem muitas vezes uma imagem negativa. O projeto faz parte do Fórum de Desenvolvimento da Zona Leste e apresentará como resultado final uma exposição na Casa de Cultura da região e um blog, mostrando em formato audiovisual ou em fotografias o que é o Itaim Paulista para eles.

Durante essas apresentações, intermediadas por debates e sugestões, também foram apontadas algumas críticas à ainda incipiente importância dada às atividades de extensão nas universidades do país. Para os participantes dos grupos de trabalho, embora tenha se configurado um avanço ao se realizar, pela primeira vez, um programa estadual, em São Paulo, de incentivo a essas atividades (Proext 2009), ainda há que se definir melhor o que é extensão e reduzir certas burocracias que atrasam a realização dos projetos.

Um comentário:

  1. Boa Tarde,
    Apenas para informar que o projeto Retomando o Trem I, possui novos endereços na internet, facilitando assim o acesso ao projeto, e as novidades do mesmo.

    http://blog.trilhosonline.com/

    http://retomandotrem.trilhosonline.com/

    ResponderExcluir